Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Campus Piranhas inicia programa na Rádio Independente- A VOZ DA JUVENTUDE

Idealizado pelos integrantes do Grêmio Estudantil Velho Chico, e elaborado pela aluna Claudivânia e pelo professor de Sociologia Vinícius Rodrigues, os alunos do Instituto Federal de Alagoas Campus Piranhas realizarão o projeto “o velho chico em ação”,  que tem como objetivo incluir na programação da Rádio Independente-FM 98.1,  o programa- A voz da Juventude - que apresentará para a comunidade uma programação  eclética com entrevistas, músicas e variedades .
            O programa A voz da Juventude, que iniciará hoje, dia 22 de dezembro, às 13:30 hrs, teve seu marco de estréia ontem em outro programa da rádio, contando com a presença do Magnífico Reitor do IFAL-Sérgio Teixeira, que afirmou a importância e o compromisso de apoiar um projeto de cunho socio-educativo, que contribuirá muito para o desenvolvimento da educação do município e do próprio instituto. 

sábado, 17 de dezembro de 2011

II Conferência Nacional da Juventude: A volta pra casa

A delegação alagoana volta de Brasília com muitas histórias pra contar: as propostas aprovadas na conferência, a integração com outras delegações e o fortalecimento da própria base.

Dentre as propostas aprovadas uma de grande destaque foi a criação de uma política pública de fomento específica para a juventude da agricultura familiar, camponesa, assalariada rural, para os povos e comunidades tradicionais (os reconhecidos e os que lutam pelo reconhecimento), seguindo princípios como da valorização de práticas agroecológicas alternativas, dentre outros. Uma proposta de grande impacto social, e bastante polêmica,  o qual boa parte das delegações nordestinas, mas principalmente a alagoana, foi contra sua aprovação foi a de discriminalização do aborto.

A II Conferência Nacional de Juventude (9 a 12 de dezembro) não se resumiu apenas no trabalho de elaboração e aprovação das propostas dos eixos. Tiveram os shows notunos, stands representando diversos movimentos, doanção de  livros, apresentação de grupos culturais e espaço multijogos, o que facilitou muito a integração entre as delegações.

Na delegação alagoana, os delegados de São Miguel,  Piranhas, Arapiraca, Palestina e Delmiro Gouveia, tiveram papel muito importante na conferência.

Com certeza os delegados terão muito o que passar nas respectivas cidades, uma experiência única que marcou a vida de cada um deles, e que dará frutos à juventude como um todo.

Lista com os nomes do orientador e delegados alagoanos:

PODER PÚBLICO:
 
Delegados:
1 – Cícero Alexo Alves da Silva (Piranhas)
2 – José Wikellon Oliveira Tenório (Ouro Branco)

SOCIEDADE CIVIL:
 
Orientador:
1 - Luis Eduardo Feitosa (Piranhas)

Delegados:
1 – Quiteria Gonçalves (Palestina)
2 – Deraldo Maciel (São José Da Tapera)
3 – Andreia Farias Souza (Arapiraca)
4 – Oscar Alan Gomes Dos Santos (Pão De Açúcar)
5 – Wellington Ferreira Da Silva (União Dos Palmares)
6 – Marcio Eric Figueira Dos Santos (Piranhas)
7 – Eliflan Gomes Pereira (Arapiraca)
8 – Thiago Souza Dos Santos (Maceió)
9 – Thamires Mayara Morais De Farias (Maceió)
10 – Fagno Pinto Dos Santos (Pão De Açúcar)
11 – Milany Kelly Ferreira (São Miguel dos Campos)
12 – Welligton Neto Da Silva (Messias)
13 – Renata Correia Dos Santos (Maceió)
14 – Mamende Vitorio Mota (Arapiraca)
15 – Wellingta Carla Nascimento Barros (Arapiraca)
16 – Edinaldo Alves Da Silva (São Sebastião)
17 – Daniela Nobre Dos Santos (Delmiro Gouveia)
18 – Cristovão Augusto Da Silva (Santana do Ipanema)
19 – Fabricio Farias (Rio Largo)
20 – Kleverton Tenório Da Silva (Arapiraca)
21 – Ladelson P. Conceição Dos Santos (Passo do Camaragibe)
22 – Leandro Antonio Dos Santos (Joaquim Gomes)
23 – Edimilson Dos Santos (São Miguel dos Campos)



  • Obs: Maria Graciela Mendonça de Mello (Acompanhante)


Piranhas, 17 de dezembro de 2011

Marcio Santos - Delegado da Juventude na II Conferência Nacional

  

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Representantes da juventude Piranhense vão à Brasília

 
Amanhã, dia 09 de dezembro, os delegados eleitos na Conferência Estadual realizada em Maceio, Marcio Santos (sociedade civil) e Cícero Aleixo (poder público), assim como o representante da UMES de Piranhas, Luis Feitosa, estarão participando da Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude em Brasília.
Eles estarão defendendo os eixos e propostas aprovadas pela juventude alagoana, mas principalmente, do alto sertão. O  evento que terá palestras e aprovação dos eixos das estaduais terminará no dia 12.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Carta aos desavisados

Barrados pela direção: Reunião do grêmio da EEX-II do lado de fora, nas escadarias.

O ensino público é gratúito? A quem pertence “nossa” escola? Essas perguntas, por mais que                                tenham respostas óbvias, permeiam a mente de milhares de estudantes pelo Brasil.
            Certamente  Anísio Teixeira, considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, e pioneiro na idéia e implantação de escolas públicas, ficaria assombrado com o descaso na administração da educação pública e com o despreparo, sem generalizar, das pessoas que tem a missão de gerir as diversas escolas espalhadas nesse Brasil continental, que são os diretores das escolas federais, estaduais e municipais.
            Muitos diretores põem à tona seus egos narcisistas, mas principalmente, a vontade de tornar o bem público um bem particular, achando que têm o direito de privatizar o ensino público, ultrapassando normas e leis, as quais afirmam que a escola é direito de todos, que o bem público é para o público, e o público alvo sem dúvida é o estudante.
            Hoje, a palavra democracia, apesar de bastante usada, passa a surtir como piada aos olhos daqueles que realmente procuram-na, devido ao desdém dos diretores das escolas, que pronunciam esta palavra entusiasmados, contudo, empregam-na apenas quando em benefício próprio.
            De acordo com a lei 7.398, de 04 de novembro de 1985, e o artigo 53 da Lei 8.069, de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), que prevê o direito da criança e do adolescente à livre organização e participação em entidades estudantis, estes, os estudantes, tem pleno direito de mobilizarem-se quanto organização representativa da classe, e cabe a direção, políticamente dizendo, viabilizar a gestão dos grêmios estudantís, abrindo suas portas e mantendo o bom diálogo entre as partes, e criar mecanismos de interação com a gestão escolar, afinal, se todos compreenderem que somos os fiéis empregadores e financiadores do serviço público, a minoria, que são os detentores do poder, é que tem a obrigação de zelar pela prestação dos serviços, dos nossos anseios.
            Apesar de tentarem impor a ditadura do ensino de má qualidade e da desarticulação dos movimentos estudantís, temos que exigir o cumprimento das leis e o entendimento de que a qualidade do ensino e o espaço escolar é direito dos estudantes, e ninguém....ninguém, em sã consciência, deve privar-nos de nossos direitos. E somente nós, quanto estudantes engajados na melhoria da escola, é que devemos arregaçar as mangas e mostrar que como maioria, e com o poder da impremsa sempre ao nosso dispor, é que temos a força de desarticular qualquer direção de escola, ou seja, não temos o direito de abaixar a cabeça diante da opressão à nossa classe.
           
Piranhas, 06 de dezembro de 2011
  
                  
Marcio Santos, membro da Comissão Pró-Grêmio da
EEX-II, COOPEX e CEMED