Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Ato de Cidadania

Na última terça feira 24 do corrente, ocorreu a entrega dos certificados dos cursos de Gestores Públicos Municipais Módulo I, Agente de Cidadania Comunitária e Dicção e Oratória num total de 120.
A solenidade aconteceu na sede da Associação Comunitária do Bairro Canafistula, com a presença do Presidente do PMDB Municipal José de Macedo, Coordenador Estadual José Gomes e da Secretária de Saúde Aurélia Fernandes e dos Presidentes do JPMDB de Maceió e Piranhas Emerson Rafael e Marcio Santos, respectivamente, do Vice – Presidente Estadual Pedro Marcelo, do 1º Secretário do JPMDB de Piranhas, Cícero Aleixo, autoridades políticas, líderes comunitários, paraninfo dos alunos e convidados.
Na oportunidade foram homenageados o Prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa, Representado pela Secretária Aurélia Fernandes, Senador Renan Calheiros, representado pelo Suplente José de Macedo, e o Mediador Alberto Nascimento, o Sr. José de Macedo enalteceu o trabalho da Fundação para Arapiraca e para o Estado, o Coordenador Estadual José Gomes elogiou o trabalho dos Mediadores, Diretores e parceiros na certeza que 2012 será o ano de colhermos os frutos desta semente que nasceu em 2009 em nosso Estado, a Secretária de Saúde que foi homenageada com o nome da turma, falou de sua emoção e da honra de ter o seu nome em uma turma da Fundação Ulysses Guimarães, e de participar como parceira e que a partir deste momento será uma aluna assídua dos cursos. Outro momento importante foi a firmação da parceria entre a EAD/FUG de Arapiraca com o município de Piranhas, o qual, com total apoio da Prefeita de Piranhas e Presidente do JPMDB de Alagoas, Mellina Freitas, irá implantar os cursos ministrados pela                       fundação, de forma gratuita, capacitando a população local. Finalizando o JPMDB fez uma homenagem especial ao Presidente da Associação Comunitária e da JPMDB/Arapiraca Sr. Wellington Magalhães.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Movidos pela Paixão




Buscando um lugar ao sol a Escola de Violão Popular Altemar Dutra, localizada no Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas, município de Piranhas-AL, resiste as dificuldades do cotidiano,  comuns as diversas escolas de violão desse Brasil continental. 



Diferente do violino, do sax e de tantos outros instrumentos, o violão se deixa tocar de            modo apaixonante por qualquer um. Qualquer jovem pode tomá-lo nas mãos e, em pouco                      tempo, começar a montar alguns acordes básicos, com os quais pode acompanhar um número grande de canções. Por isso a permanência de alunos na escola é comemorada veemente pela Prefeitura, e consolida a proposta da gestão de incentivar e democratizar o acesso à educação musical.    

Gilberto (Professor)
Nestes cinco anos de existência da escola vários jovens passaram. Hoje, cerca de 20 alunos tem o                            privilégio de, gratuitamente, aprender os primeiros                  acordes, assim como, desenvolver o canto, focando                            sempre o resgate da cultura  popular brasileira, principalmente a nordestina.

Certamente os frutos já estão sendo colhidos. Nomes como Xandinho Andrade, já conhecido talento das noites em toda região, Ranni e Clerisvaldo, chamados pelo Maestro Egildo Vieira para integrar o GMAPINHO (Grupo Musical Armorial de Piranhas Infantil), são provas de que o trabalho está sendo bem realizado. 


Como disse Gilberto, o professor da Escola de Violão Popular Altemar Dutra:

"Nossa intensão não é formar artistas, mais ajudar no desenvolvimento social desses jovens. E mais do que ensina-los a tocar, eu e meu assistente, o Marcio, tentamos mostrar que a música é mais do que moda, e que sem dedicação e paixão eles não vão passar pra quem ouve a emoção desejada."